Numa altura em que são cada vez mais os indivíduos que sofrem invasões nas suas contas pessoais de Facebook, Email, ou até as contas bancárias online são alvo de fraudes, acho que é importante reflectir sobre este assunto que um pouco se relaciona com privacidade.

Primeiro importa saber o que é uma password. Uma palavra passe permite-nos guardar e ao mesmo tempo proteger as nossas páginas, contas, dados sem ataques de desconhecidos. No fundo é uma senha de acesso a algo no mundo digital.

Por exemplo no site de pagamentos online PayPal, que se intitula o mais seguro da Internet, é muito importante ter uma Password segura já que na nossa conta estão guardados dados bancários como códigos, Nibs e extratos das nossas contas. Seria péssimo se alguém conseguisse aceder à nossa conta e começa-se a fazer pagamentos ou transferências com o nosso dinheiro. Daí ser importante ter uma palavra-passe segura.

No momento em que se escolhe uma password muitas pessoas criam palavras estranhas, sequências de palavras e números, mas outras se ficam por códigos óbvios, ou pelas primeiras letras do teclado do computador.

A empresa SplashData, num estudo, tentou perceber quais as passwords mais utilizadas pelos cidadãos e quais aquelas que se devem evitar. No relatório de 2013 a empresa diz-se surpreendida pelo facto de “password” já não estar no topo da lista, mas no seu lugar “123456”. A empresa elaborou também uma lista com as 25 piores passwords do ano passado, logo são aquelas mais fáceis de descobrir.

Image

Para mais informação: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=680469

Fonte: Diário Digital através do Scoop.it,

João Serralha, nº 20130069

Advertisements