Empresa do Google tem um projecto para criar um telemóvel onde podem ser encaixadas peças com diversas funcionalidades.

A Motorola, uma fabricante americana de telemóveis que foi comprada pelo Google, anunciou uma parceria com empresa de impressão 3D , com o efeito de criar componentes para o Projecto Ara, um conceito de telemóvel em que os utilizadores podem combinar módulos com diferentes funcionalidades.
A empresa, chamada 3D Systems, vai desenvolver uma linha de impressão de alta velocidade, que deverá ser capaz de criar componentes funcionais.
O  Projecto Ara, anunciado no mês passado pela Motorola, quer criar um telemóvel que pode ser configurado de acordo com os gostos e as necessidades do utilizador, estes módulos podem ter apenas efeitos estéticos, ou podem mesmo ser funcionais, por exemplo,  uma segunda bateria para aumentar a autonomia do dispositivo ou uma câmara mais potente.

Esta tecnologia também permitirá substituir, mais facilmente, componentes que estejam avariados ou fazer actualizações para melhorar o desempenho do telemóvel, como instalar um novo processador ou mais memória.

A Motorola já tinha trabalhado com a 3D Systems num projecto em que disponibilizava tecnologia sofisticada de impressão 3D e telemóveis para que os interessados fizessem experiências.

Fonte: Jornal Público

Advertisements