Image

Através da visualização da pagina do Flickr foi possível a descoberta de uma nova espécie de insecto pelo norte-americano Shaun Winterton.

Desta forma, verifica-se que cada vez mais a Internet é uma fonte de informação mais abrangente e útil, neste caso, para o avanço da ciência.

O insecto descoberto era um Chrysoperla – que já existe, mas desta vez, tinha características diferentes dos habituais. O corpo tinha uma fina rede de linhas pretas e pintas azuis – características até então nunca registadas. 

Após a descoberta, Winterton entrou em contacto com o autor das fotografias com o intuito de averiguar o sítio onde as imagens foram captadas. O contacto teve sucesso e, em seguida o entomologista levou a cabo uma expedição à Malásia (local onde foi capturada a fotografia) com o objectivo de recolher um exemplar de forma a comprovar que era uma nova espécie.

Esta recolha do exemplar foi bem-sucedida. Pode-se então concluir que a Internet se tornou, neste feito, uma tecnologia essencial ao avanço da ciência, tendo permitido assim, a descoberta de uma nova espécie a partir da grande divulgação nela feita.

Desta forma, chega-se à conclusão que actualmente, com o avanço das tecnologias, muitas das descobertas chegam até nós, sem que seja necessário corrermos em busca das mesmas. Esta descoberta foi surpreendente, mas muito importante para a história e evolução das espécies.

Fonte: Público através do Feedly

Advertisements