A SplashData apresentou a compilação das 25 passwords mais utilizadas no ano de2013, que continuam a ser muito inseguras. As notícias sobre os problemas de segurança apresentados por passwords de fraca qualidade continuam. O top das passwords mais usadas em 2013 continua a mostrar que os utilizadores preferem usar passwords muito fracas e fáceis.

Em primeiro lugar na lista das passwords mais utilizadas em 2013 está “12345”, em segundo está “password” e em terceiro “12345678”. A lista apresentada pela SplashData refere-se às 25 passwords mais comuns de 2013 encontradas na Internet. A lista deste ano foi influenciada pelo grande número de passwords roubadas à Adobe e colocadas online.

A escolha deste tipo de passwords deve-se ao facto de estas serem “fáceis de decorar”, no entanto, muitas vezes coloca em risco a nossa segurança online. Nunca se deve usar este tipo de passwords uma vez que estas são fáceis de se descobrir, assim como, outro dos erros comuns que é utilizar a mesma password em vários sites. Uma boa maneira de arranjar uma password forte e impedir que esta seja descoberta, é misturar caracteres com letras, como por exemplo: “easy$passwords#”.

fonte: TVI24

Advertisements