O contacto com perfis falsos nas redes sociais, criados com objetivos quase sempre sexuais, é dos maiores riscos que os jovens correm na internet, alerta Tito Morais, que há 10 anos trabalha na segurança “online” de jovens e é o responsável pelo projeto MiudosSegurosNa.Net há mais de uma década, participando em dezenas de ações de formação e palestras sobre o tema, junto de jovens e de pais.

Cada vez mais são criados estes perfis falsos. Embora uma grande parte deles sejam criados com objetivos sexuais por adultos de modo a atrair jovens, penso que existem também vários perfis falsos criados com outros objetivos, sobretudo por jovens, que cada vez mais os criam para humilhar outros colegas ou até mesmo “vasculhar” a vida de um inimigo sem ser descoberto.

Todos nós podemos estar sujeitos a este tipo de perigo, por isso, é cada vez mais importante pensar duas vezes antes de falar com um desconhecido na internet, assim como, devemos ter também cuidado ao expor a nossa vida pessoal nas redes sociais. Sendo eu jovem, sei que muitas vezes, caímos na tentação de falar com desconhecidos que nos abordam nas redes sociais, ignorando completamente o facto de que a pessoa que  estamos a ver naquela fotografia de perfil pode não ser a pessoa com quem estamos a falar.

Fonte: JornalI

Advertisements