ImageUma cadeira de rodas inteligente, aplicações para planeamento e escalonamento de cirurgias ou tecnologias para medir risco de AVC são alguns dos projetos desenvolvidos por investigadores do INESC TEC (Laboratório Associado coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto).

No total, serão exibidos no “Open Day INESC TEC SAÚDE 2014” 34 projetos com tecnologias consideradas inovadoras para a saúde. Esta iniciativa tem como objetivo identificar parceiros interessados em explorar os resultados dos projetos de investigação apresentados.

A meu ver, este tipo de projetos que visam o desenvolvimento e melhoria em áreas como a saúde representam sempre algo positivo, é importante aproveitar o avanço e progresso tecnológico para desenvolver áreas de interesse. Os cuidados de saúde são essenciais e os avanços nesta área são importantes, pois ajudam a prevenir e tratar certos casos. Esperamos que entidades, empresas e/ou utilizadores invistam nestes projetos de investigação, de forma a transpor para o mercado diversas e melhores soluções. Além de possibilitar melhorias na área da saúde, ajuda a tornar o país mais competitivo nesta matéria.

Fonte: Diário de Notícias, através de Google News

Advertisements