O projecto Google Art Projet, da autoria da Google, coloca agora, mais um museu português à mercê dos olhos do mundo. O museu do Caramulo, situado no distrito de Viseu, disponibiliza à plataforma digital quase uma centena de obras de arte, para o visitante online desfrutar e assim abrir o apetite a uma futura visita ao vivo e a cores ao próprio museu.

Desfrutar da arte em formato digital soma vantagens. Por exemplo, a nível de questões monetárias, sendo que, a maioria dos  museus são de entrada paga. Assim sendo podemos desfrutar da arte a custo praticamente nulo. Para não falar que através do Google Art Projet estamos ao alcance da arte no conforto da nossa casa. E neste caso em particular podemos desfrutar da beleza de algumas das obras de arte que estão expostas no Museu do Caramulo, sem nos termos de deslocar até Tondela/ Viseu.

Contudo, o projecto de arte desenvolvido pela Google, não assegura a colecção de um museu na íntegra. No entanto e como é o caso do Museu do Caramulo, o projecto de arte desenvolvido pela Google, dá a conhecer ao visitante uma parte da colecção de arte lá exposta, assim como informações relevantes, fazendo com que o interesse desperte.

Este projecto que já tanto inovou o mundo da arte, ajuda ainda à divulgação de museus que possam estar mais isolados, como é o caso do referido museu português, que por isso quis ingressar neste inovador projecto de arte.

Assim sendo, a plataforma Google, “oferece” a arte, colocando-a  ao alcance de todos através de um clique. Dando ainda, a oportunidade de novos apreciadores e curiosos desfrutarem da arte, neste caso concreto a arte dos museus portugueses.

 

   Image

 Fonte: Sol

Advertisements