SafeDrive, chame-se assim a nova aplicação desenvolvida ao serviço da Google Glass, com o objectivo de ajudar a precaver os condutores de adormecerem ao volante.  Image

A nova aplicação adoptada pela Google, tem como objectivo primórdio ajudar os condutores a  prevenir acidentes automóveis em que a causa seja o cansaço excessivo, que muitas vezes acaba com o adormecimento dos condutores e o consequente  acidente.

Os Google Glass usufruem de uma aplicação, a SafeDrive, que detecta se o condutor balança ou não a cabeça enquanto conduz. Por intermédio de um comando de voz,  “Ok Glass, keep me awake” (Ok Glass, mantém-me acordado) sempre que este for accionado, se o utilizador se mantiver excessivamente imóvel abaixo de um determinado angulo, os Google Glass accionam um alarme com o fim de despertar de imediato o condutor. E se no entanto a situação se repetir, a aplicação activa a navegação assistida, que irá disponibilizar ao condutor direcções para locais próximos onde possa descansar.

Contudo esta nova tecnologia já divide pontos de vista. No entanto, e apesar de esta já ter valido a alguns condutores no Estados Unidos da América, algumas multas, a Google Glass tem um potencial uniforme, pelo simples facto de futuramente, a aplicação SafeDrive poder vir a prevenir muitos dos sinistros ocorridos nas estradas.

Fonte: Jornal i

Advertisements