800x6001

Um técnico de emissores de radiodifusão de Bragança já percorreu dois milhões de quilómetros a tratar de antenas, o equivalente a 50 voltas ao Mundo, muitas vezes para carregar apenas num botão e devolver a emissão às rádios.

Rui Paulo Pereira inventou um dispositivo que promete revolucionar a resolução de problemas remotamente, reduzindo custos e falhas de emissão às rádios. Com a parceria do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), a invenção transformou-se em inovação e na primeira patente criada no Gabinete de Empreendedorismo da instituição transmontana de Ensino Superior.
“Alarm Box” é o nome com ambiciona internacionalizar a tecnologia “made in Bragança” e que espera estar a comercializar “dentro de um ano”, tendo já feito demonstrações a “quase todas as rádios nacionais” e a uma empresa espanhola do setor.

800x600
“A reação é de alguma surpresa por um equipamento “made in Portugal barra Bragança com estas características”. Rui Paulo Parreira, que espera também conquistar mercado além-fronteiras.
Segundo explicou à Lusa, o mecanismo consiste em colocar um equipamento no centro emissor que comunica com o técnico através de uma aplicação Android desenvolvida para o efeito e que permite resolver falhas através de um simples SMS.
A invenção pode reduzir emprego para técnicos, por outro lado cria emprego nas empresas que espera venham a construir o equipamento.

Fonte: noticiasaominuto.com  Atravéz de: Google News

Mauro Magalhães 20130878

Advertisements