O iPad Air saiu em Portugal a 1 de Novembro de 2013. E se é apenas mais um tablet no mercado porquê um iPad? Porque não um Surface ou um Galaxy Tab? Ora, na verdade o primeiro iPad foi “o tal” que, em 2010, marcou a  história dos tablets por mostrar ao mundo as inúmeras possibilidades de utilidade que tais dispositivos têm.

Sobra, no entanto, sobram algumas dúvidas. O que é que um tablet acrescenta de novo? Como serão os próximos computadores?

Aquela ideia do computador que as pessoas utilizavam para ler os seus e-mails, navegar na internet ou redigir textos passará por uma drástica mudança nos próximos anos: os aparelhos serão cada vez menores e mais intuitivos. Os tablets smartphones vieram revolucionar o mercado e agora é hora de inovar também a nível dos computadores. Além do avanço tecnológico que representa, esta novidade trás também a possibilidade de criar novos canais de comunicação e ferramentas de trabalho.

Os dispositivos portáteis são mais fácil de usar, mais rápidos de ligar e mais leves de transportar: um mundo que cabe em qualquer pequeno lugar. A possibilidade de poder interagir através de um simples toque no ecrã veio aposentar os ratos. Além disso, estes novos aparelhos trazem na bagagem uma série de novidades, como o sensor de identificação de presença, de movimentação física do aparelho, GPS, comandos de voz, entre outros.

Cada vez mais os tablets e smartphones tendem a estar sempre por perto, seja no quarto, na sala ou na rua. Sempre prontos para serem utilizados, já que eles trazem a possibilidade de nunca ser desligados e de nos manter permanentemente conectados ao mundo.

As empresas, através das redes sociais e de aplicativos, procuram manter-se conectados com os clientes, aumentando assim a proximidade com os mesmos. As estratégias de marketing ganham, portanto, uma nova perspectiva.

Esta revolução não significa que os computadores e portáteis “comuns” tenham os dias contados. Um dispositivo móvel não tem como objectivo substituir o seu atual computador, mas sim de facilitar e complementar algumas tarefas. Os computadores com alta capacidade de processamento, continuarão a ter lugar na vida de todos nós para ajudar nas tarefas mais complexas e demoradas.

Advertisements