O documentário “Us Now” demonstra-nos que por intermédio dos meios de comunicação e da expansão dos mesmos, temos acesso a todo o tipo de informação. Sendo assim, expõe de uma forma mais sumária, a existência de inovadoras formas de colaboração que sucedem na rede da internet que podem revolucionar o campo da política, da economia e da sociedade. Como exemplos mais tratados temos: o do Couch Surfing, onde pessoas partilham as suas casas com outros indivíduos que não conhecem e que simplesmente falaram online, mostrando assim como se podem criar relações de confiança no mundo da internet. Outro exemplo é o do clube de futebol criado e gerido por adeptos, o Ebbsfleet United. Neste clube de futebol, podem fazer-se desde mudança de posições, a escolha de jogadores, passando até pela gerência do clube. A criação do site Netmums, que é um site onde indivíduos que vão ser pais e que são pais, podem debater assuntos, trocar assuntos ou até mesmo expor experiências sobre a paternidade e a maternidade, criando uma troca de informação vasta que ajuda qualquer tipo de mãe ou pai que esteja a desempenhar esse papel. Por fim, a instituição Zopa é um banco onde cada um pode ser o seu chefe.

  Todas estas informações estão á distância de um clique, demonstrando que temos a capacidade de aceder a qualquer tipo de informação sem sairmos da comodidade da nossa casa. Também nos demonstra que a internet não se faz só de sites conhecidos e mais visitados como o Facebook, Youtube, Wikipedia, mas também de outros sites com outras utilizações igualmente importantes.

  Em suma, este documentário reforça o poder da internet e demonstra valores como a generosidade e a cooperação, mas também demonstra o papel da confiança na sociedade online.

 Inês de Sousa Freitas

Image

Advertisements